top of page

10 de SETEMBRO DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO: QUAIS MEDIDAS E ESTRATÉGIAS PODEM SER TOMADAS?

Foto do escritor: ligapsisocial9ligapsisocial9

Atualizado: 29 de set. de 2022

Ao mês de setembro é designada a Campanha de Conscientização e Prevenção ao Suicídio. A campanha foi criada, a princípio, nos Estados Unidos, devido a história de Mike Emme, um jovem de 17 anos, conhecido por uma personalidade carinhosa e, pelas suas habilidades em mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 em que ele reformou e pintou de amarelo. No ano de 1994, Mike interrompeu sua vida, a família e seus amigos não notaram os sinais de que ele pensava em tirar a própria vida.

No funeral de Mike, seus amigos elaboraram cartões e fitas amarelas, onde havia a mensagem "Se precisar, peça ajuda". Esse movimento repercutiu por todo o país, assim, diversos jovens passaram a usar os cartões amarelos como forma de pedir ajuda às pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo para representar a campanha tendo como intuito incentivar as pessoas a buscarem ajuda.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), implementou em 2003, o dia 10 de setembro como dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e a cor amarela foi escolhida para representar a campanha, por causa do Mustang de Mike.

No Brasil, a celebração se iniciou em 2014, pelo empenho da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABS), em conjunto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e com o Centro de Valorização a Vida (CVV). Ainda que a Campanha dure por todo o mês de setembro, o dia 10 foi eleito como o dia Mundial à Prevenção e Conscientização ao Suicídio.

Em 2015, o Brasil elaborou a Campanha do Setembro Amarelo, onde o projeto atua em conjunto com o Centro de Valorização a Vida (CVV).

O CVV é uma organização que oferece suporte emocional com o objetivo de prestar acolhimento e prevenir o suicídio.

Em tempo, é importante lembrar que o suicídio está relacionado a questões de saúde mental, e necessário refletir que é majoritariamente consequência da forma como a sociedade está configurada, os valores e relações estabelecidas dentro de um sistema econômico neoliberal perverso ao qual estamos submetidos.

Sabemos que o suicídio atinge todas as classes sociais, mas é inegável que parte da população que vive na miséria está mais sujeita ao adoecimento mental.

Desse modo, é fundamental que, entre as estratégias de prevenção no setembro amarelo, hajam medidas que promovam saúde pública e equidade socioeconômica, além de questionar esse modelo econômico humanamente falido.

Com essa publicação, nós, membros da Liga de Psicologia Social e Diversidade (LAPSOeD), temos como objetivo, além de transmitir informação e propor reflexão, também prestar apoio à Campanha, por isso, se precisar de ajuda, seguem abaixo, contatos de alguns locais, com os quais você pode contar, pois você não está sozinho!


Canais de ajuda:


Centro de Valorização da Vida – CVV

CVV:188


Emergências: SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais.


Referências:










Artigo: Camila Ferreira Gomes e Murilo Cerqueira Rodrigues

Publicação: Murilo Cerqueira Rodrigues

Supervisor: Gabriel de Souza Silva (@gabrielssilva_psi)

Ilustração: Marina Duarte, Revista Badaró

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Spotify - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page