top of page

15 de setembro - Dia Internacional da Democracia (qual delas?)

Foto do escritor: ligapsisocial9ligapsisocial9

Atualizado: 25 de set. de 2022

Promulgado pela União das Nações Unidas e celebrado desde o ano de 2007, o dia Internacional da Democracia foi criado para disseminar e reforçar a importância dos regimes democráticos, sendo eles parte fundamental da engrenagem que move o mundo. A constituição da democracia se baseia no respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, tais como, a liberdade de opinião e a liberdade de imprensa.

Em um ano como 2022, em que o Brasil e diversos outros países do mundo assistem ao desmonte das instituições, ora por parte do avanço de projetos políticos inclinados ao fascismo, ora pela disseminação de fake News, fundamentando uma onda de ataques à democracia, é importante que reforcemos que democracia é a garantia de que os vivam seus direitos e suas liberdade, seja no campo econômico, político, social ou cultural.

A nós, cabe celebrar a Democracia de maneira consciente e reforçar a importância dos votos nas eleições para os representantes, afinal, a população é responsável por escolher representantes que estejam alinhados com suas demandas sociais e projetos políticos.

Importante lembrar que a democracia qual experimentamos, não é a democracia clássica, nem a democracia participativa, em que o povo tem mais poder de decisão em questões que impactam aspectos estruturais do seu dia-a-dia. Vivemos uma democracia representativa, qual sofre inúmeras críticas, sobretudo da ala social-democrata, que à apontada como incompatível com a expressão da soberania popular. Isso por que, em um pais com dimensões continentais e com tanta diversidade social/cultural/econômica, é improvável que um grupo tão pequeno (políticos eleitos) seja capaz de oferecer representatividade com a importância que exige.

Por isso, se faz necessário, que o povo ocupe e se faça presente nos espaços de discussões, decisões e de poder!



FONTES:




RIBEIRO, Fernando. Democracia representativa: problemas e reflexões, Revista Brasileira de Estudos Políticos, Belo Horizonte, n. 100, p. 85-102, jan./jun. 2010




Artigo: Manoel Vinicius Silvestre Caldas e Murilo Cerqueira Rodrigues

Publicação: Murilo Cerqueira Rodrigues

Supervisor: Gabriel de Souza Silva (@gabrielssilva_psi)

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Spotify - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page