top of page

26 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DOS SURDOS E O SETEMBRO AZUL

O principal objetivo da data é celebração suscitando a reflexão e o debate na sociedade sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas.


O mês, aliás, é chamado de Setembro Azul: um período dedicado à discussão e

conscientização sobre as conquistas da comunidade surda e a necessidade de ampliar a acessibilidade.


Segundo o IBGE, no Brasil há mais de 10 milhões de surdos no Brasil com uma grande diversidade quanto ao grau da perda auditiva - desde leve até profunda - como também à idade, sendo que 9% deles nascem surdos e que a maioria tem perda de audição ao longo da vida.


Apesar de todas elas terem a surdez em comum, existe uma grande diversidade na forma em que se comunicam, uma parcela considerável se expressa em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais); as que são oralizadas, as que são bilíngues; os que utilizam um recurso tecnológico auditivo amplificador; as que são surdas cegas, entre outras diferenças. A surdez não impõe barreiras práticas no cotidiano, as dificuldades se estabelecem na relação com o outro, a incapacidade de ouvir e, portanto, se comunicar com a sociedade ouvinte, criando uma barreira de integração.


Mas por que Setembro?


Setembro é um mês de vários marcos históricos para a comunidade surda, a começar pelo dia 10, celebrado como o Dia Mundial da Língua de Sinais. A data foi escolhida para lembrar o Congresso de Milão, ocorrido de 6 a 11 de setembro de 1880, onde ocorreu a primeira conferência internacional de educadores de surdos.


Já a nível nacional, a lei 11.796/08, instituiu o dia 26 de setembro como Dia Nacional dos Surdos, nesse dia em 1857 foi fundado no Rio de Janeiro o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), a instituição segue em funcionamento e possui cerca de 600 alunos e foi a primeira escola de surdos do Brasil, já o dia internacional do surdo é celebrado em 30 de setembro.


Uma das principais conquistas dos surdos no Brasil foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005, a Libras é reconhecida como idioma oficial da república brasileira assim como o português.


O mês de celebração do Dia dos Surdos é conhecido como “Setembro Azul”, sendo a cor um grande símbolo para a comunidade surda em todo o mundo.


E por que Azul?


O azul simboliza a resistência da comunidade surda e remete ao nazismo na Segunda Guerra Mundial. No período, todas as pessoas presas nos campos de concentrações eram identificadas por cores através de estrelas no uniforme ou faixa no braço, e as pessoas com deficiência, incluindo os surdos, eram marcadas pelos nazistas, com uma faixa azul no braço.


Essas pessoas, além de presas e mortas, foram utilizadas como experimentos científicos pelos cientistas alinhados ao nazismo. Em 1999, a fita azul foi utilizada pela primeira vez pelos surdos como um símbolo de orgulho e de resistência. A ideia surgiu no 13º Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, sediado na Austrália, em que se realizou a Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony),utilizando a fita azul para simbolizar o movimento.


FONTES:






Artigo: Guilherme Oliveira Ribeiro

Publicação: Murilo C. R. da Silva

Supervisor: Gabriel de Souza Silva (@gabrielssilva_psi)

Imagem: internet

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page